Principais vantagens e desvantagens! Confiram
Se você está construindo ou reformando e está com dúvida quanto à utilização de placas de Drywall nas divisões internas de sua casa, separamos algumas informações sobre o material e também vantagens e desvantagens do sistema.
As chapas de Drywall são constituídas de dois versos de cartão preenchidos com gesso aditivado, sendo fixadas umas as outras através de estruturas de aço. Diferentemente da parede tradicional, construídas com tijolos cerâmicos ou blocos de concreto, as superfícies realizadas em Drywall são finas e leves. Embora pareçam frágeis, o material é muito resistente e possui versões especiais que suportam umidade e calor, podendo ser aplicadas inclusive em áreas molhadas ou propensas ao fogo.
- Placa Verde: com silicone e aditivos fungicidas misturados ao gesso, especial para a aplicação em áreas úmidas (banheiro, cozinha e lavanderia).
- Placa Rosa: com fibra de vidro misturada ao gesso, especial para áreas que precisam de maior resistência ao fogo (ao redor de lareiras e bancadas de cooktop).
- Placa Branca (Standard): variedade mais básica, ideal para forros e paredes de ambientes secos.
Processo de instalação do Drywall
Estrutura de base: instalação de guias metálicas no piso e no teto. Posteriormente são instalados os montantes verticais com distância máxima de 60 cm entre eles. É nessa estrutura que as chapas serão parafusadas.
Cobertura das divisões: o objetivo desta etapa é deixar a superfície totalmente plana, fazendo-se o tratamento das juntas – local mais suscetível a fissuras. São aplicados nestes pontos massas e fitas específicas para o material.
Finalização: Para realizar o acabamento é necessário aguardar 24 horas, tempo necessário para que a massa seque. Após a secagem pode-se realizar o acabamento com pintura, madeira, cerâmica, papel de parede, etc.
Vantagens do Drywall:
-
Material leve;
-
Baixo desperdício de material;
-
Instalação rápida e limpa;
-
Fácil instalação dos sistemas elétricos e hidráulicos;
-
Os acabamentos podem ser realizados diretamente no drywall não havendo a necessidade de prepará-la para pintura ou colocação de azulejos;
-
Adaptam-se a diversos sistemas estruturais (concreto, aço, madeira).
Desvantagens do Drywall:
-
Necessário à colocação de reforços especiais em paredes que forem suportar pesos (armários, tvs, quadros, prateleiras, bancadas, etc.);
-
Necessária à instalação por profissionais especializados;
-
Utilização obrigatória de acessórios específicos para este método;
-
Para bom conforto acústico e térmico é necessário à instalação de lã mineral ou de vidro (maior custo);
<
-
Caso haja infiltrações é necessário rápida manutenção para que não haja prejuízo em sua estrutura.
Fonte:
http://estudio12b.com/2016/07/06/parede-em-drywall-vantagens-e-desvantagens/